terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ron Arad, o queridinho dos produtores italianos.

Permeado com a arte moderna, Ron Arad colaborou, à sua própria maneira e com muito senso de humor, na desconstrução da rigidez da escola Bauhaus. Emprestando estilos clássicos, peças "achadas" e usando trabalho refinado, criou formas biomórficas com nomes curiosos, como a poltrona The Big Easy e a chaise-longue After Spring Before Summer, que no final das contas acabaram por se transformar em objetos de colecionador e parte permanente de coleções de museus como o Victoria & Albert (Londres), Georges Pompidou Centre (Paris) e MoMA (Nova York).

Poltrona Big Easy

Chaise Long After Spring Before Summer

Mestre no uso de lâminas de aço e na experimentação com plásticos, Ron Arad sabe moldá-los como ninguém em formas sinuosas e contínuas. Reconhecido por profissionais da área como o Designer do Ano de 1994, Arad atraiu o interesse de fabricantes de renome, como a Vitra, Alessi, Moroso, Kartell e Driade, tornando-se um dos queridinhos dos produtores italianos.


Apesar de mais conhecido por seu trabalho em design de mobiliário, Arad também foi responsável por inúmeros projetos de design de interiores, incluindo aí o foyer da Ópera de Tel Aviv, o restaurante Belgo Centraal, em Londres, e o desenvolvimento de um conceito de cafés para a Adidas. Além de seu estúdio no bairro de Chalk Farm, Ron Arad tem um escritório de arquitetura na capital britânica e desde 1997 é professor de design de móveis no Royal College of Art.

Ópera de Tel Aviv

Restaurante Belgo Centraal - Londres

Estúdio Ron Arad

Café Adidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário